- support
- 0 Comments
INSÓNIA OUTUNAL
EFEITOS DO OUTONO NA QUAILIDADE DO SONO
POR DRA. MARIA JOÃO SANTOS
OUTRAS BOAS LEITURAS:
Com o início do Outono podem surgir alterações de sono. Esta estação do ano traz consigo uma mudança de hora, alterações de temperatura, modificações na nossa rotina diária, etc. Neste período do ano são relativamente comuns insónias por desregulação do ritmo circadiano e alteração de rotinas. No Outono os raios solares incidem de forma mais inclinada e menos direta, resultando em menos horas de luz solar diária, afetando o relógio biológico que regula os ciclos de sono e vigília. A diminuição da luz faz com que o corpo produza mais melatonina (hormona do sono), levando a uma maior sonolência durante o dia e dificultar o sono à noite, contribuindo para as insónias. (1)
A insónia é um distúrbio do sono comum que pode dificultar o adormecimento ou a manutenção do sono. Pode fazer com que acorde muito cedo e não consiga voltar a adormecer ou pode ainda ter a sensação de cansaço ao acordar. Esta patologia pode levar a diferentes sequelas como debilitar a sua capacidade funciona, afetar o seu humor, a saúde orgânica, o seu desempenho no trabalho e a sua qualidade de vida. (1,2)
SINTOMAS:
- Dificuldade em dormir à noite.
- Acordar durante a noite.
- Acordar muito cedo.
- Sentir-se cansado ou sonolento durante o dia.
- Sentir-se irritado, deprimido ou ansioso.
- Dificuldade em prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou lembrar-se.
- Cometer mais erros ou sofrer mais acidentes.
QUANDO CHAMAR UM MÉDICO?
Se a insónia dificultar as suas atividades
diárias, consulte o seu médico ou outro
profissional de saúde. (2)
Passamos cerca de 25 anos de nossas vidas a dormir. A quantidade de sono suficiente varia de pessoa para pessoa. Mas a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas por noite. A falta de sono ou a má qualidade do sono não leva apenas a um déficit momentâneo de desempenho. Pode gerar stresse e levar a estados de exaustão (síndrome de burnout), depressão, irritabilidade e distúrbios de batimento cardíaco. A falta de sono pode ainda causar obesidade, alterar o metabolismo do açúcar, aumentar a tendência para ter diabetes, hipertensão e distúrbios do metabolismo lipídico. Somente quando o sono é perturbado é que sabemos o quanto é necessário e o que o sono significa para nós. Um sono saudável é a base de uma atitude positiva e poderosa perante a vida. (1,2,3)
REFERÊNCIAS:
1. Dilys Davies. Insomnia: Your Questions Answered. 2016
2. https://www.mayoclinic.org/
3. David P. Shaha. Insomnia Management: A Review and Update. doi: 10.12788/jfp.0620
4. Maggie Man-Ki Poon, Ka-Fai Chung, Wing-Fai Yeung, Verdi Hon-Kin Yau, Shi-Ping Zhang. Classification of Insomnia Using the Traditional Chinese Medicine System: A Systematic Review. Evid Based Complement Alternat Med. 2012 Jul 30;2012:735078.
5. Liang Li, Jiuzhu Liang, Tonggang Fan. Effect of five traditional Chinese medicine exercises on insomnia: A systematic review and network meta-analysis.
Não tem de suportar noites sem dormir. Mudanças simples nos seus hábitos diários podem muitas vezes ajudar. Para combater as insónias, crie uma rotina de sono, evite ecrãs antes de dormir, faça exercício durante o dia, mantenha uma alimentação leve e procure exposição à luz natural, se possível. (3)
São muitos os pacientes que não querem remédios para dormir ou psicotrópicos. A medicina chinesa conhece 18 causas de distúrbios do sono, para as quais também existem muitas opções e oportunidades terapêuticas. (4,5)
Novos estudos científicos mostram que varias terapias da medicina chinesa promovem o adormecimento, a permanência do sono, a qualidade do sono e os ritmos do sono. (4,5) Foi demonstrado que a acupuntura craniana, fitoterapia (medicamento à base de plantas) e exercícios especiais para autoterapia, (Qigong) combinados individualmente, melhoram significativamente a qualidade do sono, aumentam o controle sobre o stresse e melhoram a qualidade de vida. Isso cria uma terapia individualizada, que tem por base a identificação de causas mais profundas desta patologia e ajuda a evitar efeitos colaterais de tratamentos.
Fale conosco. Teremos todo o prazer em informá-lo, aconselhá-lo e tratá-lo.